Quando a falta de um Designer pode prejudicar o seu país

Me ajude a te ajudar

Odair Faléco
Coletivo UX

--

Ilustração com gráficos da covid simbolizando o pão de açucar no Rio de Janeiro

Não pretendo me extender muito nesse artigo, que poderia dar ainda muito “pano pra manga”, mas me senti no dever de escrevê-lo após tomar conhecimento hoje pela manhã da campanha em vídeo que foi realizada pela FNP (Frente Nacional de Prefeitos). A notícia e veiculação do vídeo é do dia 29 de Março de 2021.

No vídeo em questão (que você pode ver abaixo) alguns prefeitos brasileiros selecionados pedem ajuda internacional ao mundo (dinheiro, recursos, médicos, vacinas, qualquer coisa) para que o Brasil possa melhorar seu desempenho no combate à pandemia do Coronavírus. No vídeo os prefeitos também dizem que foram abandonados pelo governo federal e “imploram” por ajuda de qualquer país que possa nos ajudar de alguma forma. Até aí tudo bem.

Vídeo da FNP — Frente Nacional de Prefeitos

"Seria lindo, se não fosse trágico" — ao menos do ponto de vista de usabilidade e comunicação

A principal questão e motivação deste artigo é que no final do vídeo o CTA (call to action) conforme você pode ver abaixo é “Saiba como ajudar o povo brasileiro em www. fnp.org.br”.

Video da FNP na CNN Brasil
Vídeo também foi notícia na CNN Brasil

Ao acessar a página mencionada no final do vídeo fiquei impressionado com a falta de planejamento e estratégia desta campanha, me perguntei também se não havia nenhum Designer ou mesmo algum especialista em Comunicação neste processo. Para uma produção deste tamanho com certeza pessoas da área (produtores, diretores, etc) foram envolvidos mas aparentemente não pensaram em uma questão muito básica e vital: o que as pessoas que acessarem o site mencionado no vídeo irão encontrar?

Diversos pontos básicos na campanha simplesmente não foram pensados, principalmente relacionados a Usabilidade e Comunicação. Listo aqui alguns dos pontos principais:

1. Website em Português — o vídeo é direcionado principalmente a comunidade internacional e possui legendas em Inglês (quem bom que ao menos isso foi pensado), porém todo o site é feito em Português e não há uma versão em Inglês disponível, não há nem uma opção para uma traduçã automática do Google.

2. Encontrabilidade (findability) — tentei buscar o vídeo dentro do portal nas áreas chamadas Multimídia (vídeos) e Internacional mas não encontrei nada relacionado. Após procurar um pouco mais a fundo encontrei um artigo dentro de Notícias que fala sobre o vídeo, mas não exibe o vídeo no artigo em si (embed), apenas um link de texto que direciona a pessoa pro vídeo no Youtube. Na descrição do vídeo também não há nenhum texto sobre como ajudar, canais de contato, etc.

3. Como ajudar — mesmo que alguém com muita disposição a ajudar encontrasse logo na home uma menção a campanha e ao vídeo, não há nenhuma informação clara de como ajudar, nenhuma ferramenta de doação, pessoas com quem falar, etc

4. Falta de planejamento — imagino que o ideal nesse contexto seria criar uma Landing Page simples e dedicada para a campanha, com versões em Inglês e Português, visto que a mesma tem abrangência nacional e internacional. Com certeza foram gastos milhares de reais — dos nossos impostos pagos — na produção deste vídeo (captação, edição, cor, legendagem, áudio, direção, etc). Com todo esse investimento ninguém pensou em criar uma página simples para direcionar as pessoas, entidades e países que gostariam de ajudar? Ninguém pensou no que a pessoa que entra no site mostrado no final do vídeo iria ver?

Brasil, me ajude a te ajudar

Acima levantei alguns pontos básicos que, ao meu ver, deveriam ter sido pensados desde a concepção inicial desta campanha, se não por um UX designer, ao menos por um Diretor de Criação ou qualquer pessoa responsável pela criação e execução deste vídeo, pois não pensaram em questões básicas de usabilidade e direcionamento, tornando praticamente inviável que alguém que tenha visto este vídeo possa de fato ajudar de forma simples e concreta.

Experiência pessoal — Isso me lembrou um trabalho que participei para um grande cliente de uma agência internacional renomada. Tratava-se de uma peça de vídeo para veiculação em um grande canal de TV em horário nobre. A peça de vídeo era sobre uma plataforma da empresa em questão (cliente) para captar novos profissionais e talentos. A produção, conceito e qualidade do vídeo estavam impecáveis, porém, no final do vídeo não foi incluído um chamado para o principal objetivo da campanha: fazer com que as pessoas acessem um site específico e cadastrassem seu currículo na base de talentos da empresa. Ou seja, a equipe ficou tão focada em criar e executar um vídeo incrível, mas se esqueceram do mais básico e do objetivo principal: fazer com que as pessoas entrassem em uma página para cadastrar seu CV.

Na ocasião mencionada, numa reunião com diretores de criação, produtores e editores do vídeo, eu pontuei essa questão: “está tudo lindo, mas como o cara vai entrar no site pra se cadastrar se vocês não mencionam o link no final?” Todos me olharam chocados e disseram “você tem razão”. Felizmente isso pode ser incluído no vídeo antes do envio ao canal de TV.

Como mencionei anteriormente, não pretendo me alongar muito e entrar em uma discussão mais profunda, a ideia era escrever um artigo rápido visto que esse vídeo saiu a 2 dias atrás. O canal aqui de comentários fica aberto para a discussão.

É claro que a iniciativa foi boa, não estou condenando isso, mas uma boa intenção não é suficiente para atingir os objetivos de uma campanha como essa. Acredito que essa campanha poderia ter sido pensada melhor e que um designer ou especialista em comunicação poderiam ter apontado essas questões que relatei aqui.

Em resumo a mensagem que fica é:
“Brasil, por favor, me ajude a te ajudar”

( gostaria de mencionar e dar créditos a um canal no YouTube que gosto muito e acompanho chamado Meteoro, foi lá que ontem eu vi um vídeo que menciona essa questão, como especialista em UX e Usabilidade isso me motivou a escrever este artigo — recomendo muito o trabalho do pessoal do canal )

Um abraço e até a próxima.
Fique em casa se possível, e faça sua parte no combate a pandemia.

--

--

AI Artist & Consultant • UX Lead at Accenture Song, previously R/GA • Founder https://zero1cine.com • Author • Speaker • Musician | https://ai.ofaleco.xyz/