
Princípios do design para reduzir a carga cognitiva do usuário
Você já se perguntou porque grande parte dos sites e aplicativos tem estruturas e usabilidade parecidas? Porque possuem o que chamamos de convenções.
O Material Design da Google, por exemplo, que é a guideline utilizada para criar interfaces de aplicativos, mantém o padrão de uso e compreensão visual dos elementos gráficos de forma intuitiva entre os dispositivos Android para que independente do aplicativo, tenhamos a experiências de uso parecidas.
Isso ocorre porque somos condicionados a usar diferentes sistemas de formas parecidas. Como é conhecido, temos capacidades cognitivas que nos ajuda a evitar esforços na hora de executar tarefas baseadas em experiências já vividas com outras interfaces / sistemas.
Esse é o princípio base de criação de interfaces: não reinventar a roda quando todo mundo já está andando de carro, certo?
O que causa a carga cognitiva
A carga cognitiva acontece quando precisamos aprender algo novo para executar uma nova ou a mesma tarefa. Para entender como diminuir a carga cognitiva, primeiro precisamos entender o que causa ela. São 3 fatores:
- Muitas escolhas
- Exigir o pensamento
- Falta de clareza
Qualquer um desses fatores exigem do usuário recursos mentais para que ele possa entender o contexto. Mas na verdade isso não ajuda em nada. Com base nesse início, vamos entender como reduzir a carga cognitiva.
O óbvio nem sempre é óbvio.
Evitar elementos desnecessários
Sabe como é, menos é mais. Sim. Isso em questões de interfaces conta muito. Tudo que não for útil para o usuário atingir seu objetivo é um motivo para processamento cognitivo. Evite cores em excesso, tipografia pesada ou qualquer outro elemento que não agregue funcionalidade. A simplicidade é muito difícil ser alcançada.
Utilize convenções
Se o seu usuário usa aplicativos Android, não faz sentido colocar elementos do iOS, certo? Utilize recursos visuais e funcionais para dar ao usuário formas de perceber que aquilo é usável com base em outras experiências que ele já teve. As funcionalidades presentes em produtos digitais ajudam que o usuário tenha uma curva de aprendizado menor quando ele for utilizar algo novo para executar alguma tarefa.

Elimine tarefas desnecessárias
Se o usuário tiver que realizar mais tarefas sem que seja realmente útil, você irá contribuir para a carga cognitiva. Embora não seja possível reduzir todas as tarefas, lembre-se sempre que como no design é sempre dito: menos é mais. Se você em vez de 3 cliques, o usuário dê 2 para realizar a tarefa, será melhor. Um exemplo simples é um formulário. Se o usuário pode inserir o CEP e automaticamente o sistema preenche o nome da rua, cidade, etc…ele agradecerá você por isso.
Minimize escolhas
Como dito anteriormente, a memória do usuário é limitada. A paralisia de escolhas é acionada quando se tem muita carga cognitiva. Quanto menos escolhas, menos carga cognitiva. Evite esse tipo de carga, especialmente em formulários, navegações e menus suspensos. Aplicativos como o Tinder trabalha muito bem com esse princípio, oferencendo apenas uma opção de match por vez.

Muitas opções. Muita demora.
Legibilidade é importante
A tipografia deve ser esteticamente agradável e adequada ao design que ela está sendo aplicada. O bom design é invisível e isso garante que quando o usuário estiver lendo, ele não tenha distrações e compreenda melhor o conteúdo que está sendo entregue. A tipografia é parte vital do processo de design e sua aplicação deve ser sempre levada como prioridade, afinal ela que comunicará 95% da mensagem ao usuário.
Utilize ícones com sabedoria
Como mencionado anteriormente, convenções são baseadas em experiências anteriores. Os ícones também. Facebook, Twitter, Play, Pause, Share, etc…não possuem padrões, mas são reconhecidos globalmente baseados em experiências anteriores. Ao utilizar ícones, utilizar rótulos de textos pode ajudar a reduzir a ambiguidade e comunicar melhor o significado, já que pode não ser reconhecido globalmente pelo usuário.
Conclusão
Estes princípios irão ajudar o usuário a se distrair menos, reduzir a carga cognitiva, otimizar o tempo e atingir seu objetivo em um produto ou serviço.
E se você acredita que seja útil, mostre seu amor e compartilhe com mais pessoas. Conhecimento não ocupa espaço ❤
Este post foi originalmente inspirado pelo time do Marvel.
Até a próxima :)