A importância da Teoria do Flow para o Design
E o valor da imersão para a construção de interfaces, produtos e serviços.
Robbie Cooper é um fotógrafo britânico que em 2008 realizou um ensaio capturando imagens de crianças enquanto elas jogavam vídeo games de guerra. Robbie Cooper batizou seu trabalho de Immersion. Este é um ótimo exemplo do assunto que vamos tratar neste artigo — Flow.
O Flow é uma teoria proposta por Csikszentmihalyi para descrever o estado de concentração e imersão em uma atividade ou situação — um estado em que “nada mais parece importar”. Para que o estado de Flow se estabeleça é necessário que ocorra um equilíbrio entre o desafio e habilidade do usuário.
O conceito de Flow foi empregado também por Ferrara (2012) para explicar o estado de imersão que os jogadores experimentam ao “não perceberem o tempo passar”. Segundo Ferrara, o estado de Flow ocorre quando o usuário domina a interface e se preocupa apenas com os desafios que o próprio jogo apresenta, que não devem ser tão instransponíveis a ponto de causar frustrações, nem tão fáceis a ponto de gerar um sentimento de tédio.
Já Alan Cooper menciona, ainda, que um software deve antecipar-se e resolver problemas sem importunar o usuário com mensagens e solicitações em demasiado, caso contrário os usuários não serão capazes de se concentrar plenamente na atividade e, por consequência, não atingirão o estado de Flow.
Assista ao episódio UXlab sobre a Importância da Teoria do Flow para o Design.
Algumas referências:
Flow: The Psychology of Optimal Experiencehttps://www.amazon.com/Flow-Psychology-Experience-Perennial-Classics/dp/0061339202/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1499137962&sr=8-1&keywords=Flow+mihaly
Robbie Cooper
http://www.robbiecooper.org/